O que são alimentos ultraprocessados?
- Lia Takeyama
- 1 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de fev. de 2021
Recentemente houve uma grande discussão sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira onde questionou-se a orientação de que devemos limitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Mas, afinal, você sabe o que são alimentos ultraprocessados?
Entenda a diferença:
Os alimentos in natura ou minimamente processados sofreram pouca ou nenhuma intervenção após deixar a natureza e alguns são exemplos são frutas, verduras, legumes, castanhas, feijões, farinhas, carnes, leites.
Os alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou gordura a alimentos in natura para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar tais como seleta de legumes em água e sal, extrato de tomate, frutas em calda ou cristalizadas, carne seca, pães feitos de farinha, levedura, água e sal.
Já os alimentos ultraprocessados possuem em sua composição aditivos como conservantes, corantes, aromatizantes e realçadores de sabor. Eles passam por diversas etapas e técnicas de processamento e, em alguns casos, tem pouco ou nenhum ingrediente in natura em sua composição.

Minha intenção com esse post não é fazer terrorismo nutricional, mas trazer informação para que possamos fazer escolhas conscientes. Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação, vá mais para a cozinha e aventure-se! Seja criterioso na escolha de ultraprocessados. Leia o rótulo sempre e evite consumi-los como base da sua alimentação.
⠀
Post por Lia Takeyama
Comments